segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Suflê de bacalhau.

O Natal já está chegando e,  nós que gostamos de fazer peripécias na cozinha começamos a montar a ceia - chester, presunto, o de sempre,etc. Mas, e o bacalhau? O preço tá de matar. Aí, achei no mercado um saquinho de bacalhau congelado, desfiado, já sem sal, da Pif-Paf. Comprei, não custa muito caro - R$ 10,00 e um pouquinho. São 300gr de um bonito bacalhau branquinho. Matutei o que preparar com esta delícia - bolinho, risoto... tudo muito comum. Queria algo diferente e fácil de fazer. Pesquisei na internet e vi uma receita de suflê, um pouco complicada. Reinventei a receita e ficou uma gostosura. Vamos à receita:
300gr. deste bacalhau desfiado, 1 lata de creme de leite gelado, Maizena, 1 litro de leite, 3 ovos, fermento, 1/5 xícara de azeite, cebola, pimentão verde, vermelho e amarelo, cebolinha e extrato de tomate.
Preparo: em uma panela coloque o azeite e a cebola picadinha. Deixe refogar bem. Coloque um pouco de extrato (polvilhe açúcar para tirar a acides) Adicione os pimentões cortados em pequenos pedaços e a cebolinha também cortada. Deixe cozinhar. Acrescente o bacalhau (ele já é pré-cozido). Reserve. Em outra panela faça um molho branco (leite e Maizena) como se fosse mingau, acrescente as 3 gemas e uma pitada de fermento. Depois de estar soltando do fundo da panela, misture o bacalhau reservado. Mexa bem. Após bem misturado junte o creme de leite e torne a misturar. Por último, bata as 3 claras em neve e junte na mistura. Leve ao forno até dourar. Sirva com arroz branco e uma bela salada verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário